top of page
  • GTS Bicicletas

22 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL SEM CARRO – 2021

Criada na França em 1997, a data de 22 de setembro como o Dia Mundial Sem Carro entra para a história da bicicleta pelo mundo a partir do ano 2000 e, irreversivelmente, aponta para algo que vai muito além da moda.


A proposta da referência deste dia especial é baseada na ideia de que possamos nos locomover a partir do uso, prioritário, dos transportes ativos. E a bike é o veículo que mais se aproxima do natural caminhar, o que sugere que ela, sempre, será parte da cultura humana, independente de onde estejamos.


Trata-se de uma alternativa à mobilidade hegemonicamente dependente do veículo automotor. Tal escolha abre um horizonte de oportunidades para milhões de pessoas, ampliando, portanto, as possibilidades de experimentar todas as inúmeras beneces do uso da bicicleta, por exemplo.


Jamais vimos um movimento pela mobilidade urbana tão espetacular. A bicicleta está em todos os cantos da cidade e do rural. Os objetivos de uso podem ser os mais diversos: por esporte, lazer ativo, deslocamento, interação social, visando a sustentabilidade ambiental ou a viabilidade econômica, entre tantos outros.



As marcas, como a GTSM1, bem como as empresas de componentes, acessórios e vestuário, enfim, têm um papel mais do que importante na ampliação deste movimento pela vida sobre rodas.


Quando falamos dos benefícios que a bike traz, não nos restringimos, tão somente, aos ciclistas.


Além da promoção da saúde individual, existem impactos muito positivos no cotidiano das cidades, como a melhoria no trânsito e nos deslocamentos menores que 8km, já comprovam os desafios intermodais realizados por todo o planeta e, nos quais, a bicicleta sempre demonstra vantagem sobre os demais modais de transporte.


O Dia Mundial Sem Carro pode ser visto como um exercício real do quanto a bicicleta traz de transformações positivas no meio e na sociedade, apontando para um futuro possível, além de imensamente desejável.


E aí? Vamos fazer um propósito de deixar o carro em casa, pelo menos por um dia e ir de bicicleta para onde for?


A GTSM1 e seus parceiros apoiam, incentivam e participam deste movimento. E você?

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page