top of page
  • Foto do escritorTherbio Felipe

3 dicas para pedalar na cidade

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Cada dia, mais e mais pessoas querem dicas para pedalar nas cidades, seja porque a bike é a melhor alternativa viável para o deslocamento urbano, para fugir do trânsito caótico, seja pela saúde, bem-estar e porque bike é bom para todo mundo.


Pedalar na cidade - Shutterstock

Mas, algumas pessoas ainda sentem um receio que as imobiliza, um medo da presença da violência nas ruas, principalmente no que se refere à indiferença e insensibilidade por parte de muitos motoristas ou, ainda, pela insegurança pública constante em nossos municípios, do maior ao menor.


Porém, acreditamos que existam formas de se preparar melhor para gozar do seu direito de ir e vir, pedalando sua bike e curtindo o melhor deste esporte. Vamos lá:


1 Equipe-se


Sim, se você for nadar, irá usar os equipamentos necessários em termos de vestimenta, óculos, touca, se for o caso. Para pedalar, não é diferente.


Roupas próprias e confortáveis para ciclismo, bem como calçados apropriados, luvas e óculos, e capacete são, no mínimo, equipamentos de proteção individual que irão viabilizar uma pedalada mais agradável e segura.


As cores mais vibrantes das vestes de ciclistas são para possibilitar que sejam vistos numa fração de segundos pelos motoristas de toda espécie.


Todo ciclista equipado - Shutterstock

As roupas para ciclismo não são, apenas, uma modinha. São cores fortes para chamar a atenção dos motoristas e para diminuir a chance do ciclista não ser visto.


Sobre capacetes, temos uma matéria especial que fala muito a respeito do uso, aqui mesmo na plataformas Bicicletas. E sua bike também merece estar alinhada: revisão feita, freios em perfeita ordem, sinalizadores luminosos (piscas) na frente e atrás, espelho e campainha (trimtrim).


2 Não tenha Medo


O medo é uma armadilha metal autogerada e que se amplifica quando encontra eco em algumas situações.


Mas, pensamos que o maior inimigo do medo é a informação, porque ela nos ilumina a mente e nos faz descobrir que o que tememos é muito menor do que imaginamos se estivermos preparados.


O medo serve para nos deixar alertas, atentos e disciplinados. Mas, viver com medo é como amputar a própria liberdade e, sem ela, jamais seremos felizes nem por um minuto.


Pedale sem medo - Shutterstock

A bicicleta proporciona felicidade porque ela nos privilegia com a sensação de liberdade. Então, cabe a nós, tirar o poder e o status que o medo ocupa em nossas vidas, deixa-lo de lado por alguns momentos, ficar atentos e seguir pelo caminho, felizes.


3 Conheça com antecedência o traçado que irá realizar


Previamente, acesse os aplicativos de mapeamento da cidade ou se informe com pessoas conhecidas e confiáveis, sobre o caminho que irá percorrer. Se houver ciclo-estruturas (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas), pode ser interessante para quem estiver começando a pedalar.


Mas, lembre-se, recolha informações sobre os melhores caminhos com quem já pedala.

Pedalando em ciclovia - Shutterstock

Se atenha aos detalhes como:

  • nome das localidades por onde passar;

  • quanto tempo ou qual distância entre uma localidade e outra;

  • percursos alternativos; o que há nesse intervalo, qual a rede de serviços que encontrará pelo caminho (postos de gasolina, supermercados, comércio, hospitais, policiamento, etc);

Para chegar do ponto A ao ponto B tenha sempre caminhos alternativos, além do caminho que oferecer menor tempo, menor esforço e menor risco.


Opte por sair cedo, assim você terá o dia todo para pedalar, sem ter que fazer nada correndo.


Registre sua pedalada em fotos e até mesmo registre a distância e o tempo percorridos, para ter sempre uma referência.


No mais, escolha o caminho, suba em sua bicicleta GTSM1 e seja feliz!

GTSM1 - a Bicicleta do Brasil





Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page