top of page
  • Foto do escritorTherbio Felipe

3 motivos para usar bagageiro na bicicleta

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Muita gente ainda não se deu conta dos bons motivos para usar bagageiro na bicicleta. Neste post vamos apresentar algumas razões para passar a adotar o bagageiro como um grande apoio na pedalada.


Afinal, lugar de bagagem é no bagageiro.

Usar o bagageiro para levar bagagem - Shutterstock

1 Cuidado com a saúde das suas costas


Sua lombar vai agradecer muito quando você abandonar a mochila ao pedalar, afinal suas costas e seus ombros não são cabides.


Veja, além de sobrecarregar o centro de gravidade na pedalada, o uso de mochila como carga estará sobrepesando sua cervical, sua lombar, a musculatura e articulação dos ombros, além dos músculos intercostais e dos braços. As dores no pescoço, cotovelos e punhos serão constantes caso você escolha carrega peso sobre as costas em mochilas enquanto pedala.


Ah, mas eu quero levar uma mochila de hidratação, você dirá. Ok, levando em consideração que a mochila de hidratação terá capacidade de 1 a 2 litros, você estará levando 2kg a mais sobre suas costas.

Lugar de bagagem é no bagageiro - Shutterstock

Pense um pouco no trajeto que fará e avalie o quanto de água você, obrigatoriamente, terá que provisionar.


Porque às vezes, você terá postos de gasolina, comércios e até mesmo a casa de alguém no caminho para conseguir água, afinal, água não se nega a ninguém.


Porém, por via das dúvidas, água não é bagagem.


Água é vida. Leve com você.


Além da bolsa de água, evite levar roupas, notebooks ou qualquer algum objeto pontiagudo que possa trazer risco à integridade do seu corpo, no caso de uma queda de costas.

Avalie, muito bem, o que você realmente precisa levar consigo.


Se não for prioritário, como água, sugerimos que acondicione na bolsa de guidão ou, como recomendamos mais fortemente, na bolsa ou no alforge de bagageiro.


2 Mais é menos e menos é mais


Por vezes, para um longão ou para uma cicloviagem, a primeira ideia que vem à cabeça é “não passar necessidade”, ou seja, “devo levar tudo o que precisar na bagagem”.


Mas, isso, pode ser um grande erro de planejamento.


Bagagem condizente com a cicloviagem - Shutterstock

Os relatos de cicloviajantes experientes costumam corroborar o que indicamos: quanto mais peso você levar, possivelmente, mais irá se arrepender.


Sabemos, por experiência própria, que grande parte das coisas que provisionamos para uma cicloviagem quase nunca são usadas, sendo um peso morto carregado por centenas ou milhares de quilômetros. Isso também vale para percursos urbanos.


Com a prática, o ciclista irá perceber que precisa de muito pouco se fizer um bom planejamento e que, ao passar dos quilômetros, o peso que carregar não irá colaborar com a autonomia, muito pelo contrário.


A sobrecarga de peso no bagageiro irá privilegiar o arrasto e poderá acarretar em lesões nas articulações e em grupos musculares. As mais comuns são lesões nos joelhos, panturrilhas e na lombar.

Ou seja, nunca é demais ter cuidado ao planejar o que leva em seu bagageiro.

Bagagem é no bagageiro - Shutterstock

3 Diminua o risco na cidade - use bagageiro


Então, convenhamos, por melhor que você ande de bicicleta, por mais que você ache que é piloto e que nada irá acontecer que possa ferir você ou outra pessoa, atenção.


As bolsas a tiracolo e mochilas, muitas vezes têm alças que podem entrar em contato com outros objetos, como ganchos de caminhão, espelhos de carros, cestos de lixo no bordo das calçadas.


A possibilidade de queda por ter uma alça da mochila/bolsa presa é alta em ambiente de trânsito, como as principais vias do nosso país, inclusive o espelho ou guidão de outras bicicletas que passem no sentido contrário nas ciclofaixas e ciclovias.



Queremos que você tenha as melhores experiências ao pedalar sua bike. Sua segurança e bem-estar sempre estarão em primeiro lugar.


Acesse nossa Loja Online - a maior do Brasil, e conheça este e outros incontáveis produtos, com a garantia de quem tem mais de 28 anos de experiência no mercado de bicicletas do Brasil.


GTSM1 - a Bicicleta do Brasil

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page