top of page
  • Foto do escritorTherbio Felipe

Bicicletas Urbanas e o Novo Poder nas Ruas

Atualizado: 12 de set. de 2022

Avalanches de carros pelas ruas e avenidas das cidades eram as únicas visões possíveis que tínhamos há pouco mais de dez anos atrás. A torrente, agora, é de bicicletas. Não, não se trata de idealismo, mas de constatações comparativas.



Bicicletas na imensidão do Brasil Em todas as regiões de nosso país continental, com mais de 5.500 municípios, as bicicletas estão ganhando os territórios urbanos numa velocidade e força que surpreende.


Na mesma intensidade, os ciclistas estão levando suas experiências sobre duas rodas para outros espaços e momentos de empoderamento social e cultural.


Em todo mundo, e cada dia mais visível pelo Brasil, a força transformadora do movimento urbano de ciclistas, incógnito e silencioso, dá novas oportunidades à reinvenção das cidades, do traçado urbano, das necessárias estruturas cicloviárias, enfim.

O poder da racionalidade contra a imobilidade

As bicicletas urbanas são a nova expressão do poder nas ruas, pois estão sendo a alternativa inteligente ao transporte público, caro e de baixíssima qualidade, na esmagadora maioria das cidades do país.


Por outro lado, o vertiginoso aumento do número de ciclistas nos últimos 5 anos se contrapõe à insegurança e à violência urbana, motivado pela crise energética que inviabiliza, mais e mais, a hegemonia dos veículos automotores.

Cidades são o lugar das bicicletas urbanas

Os detalhes desta nova onda ciclável nas cidades tem formas e utilidades cada dia mais específicas, ainda que o uso das mountain bikes se faça presente seguindo a ideia de uma ‘bicicleta para todo terreno’.


Porém, o setup e componentes das MTB não condizem tanto com o percurso urbano asfaltado ou com pessoas vestidas para ir ao trabalho, ao cinema, shopping, teatro, barzinho, pré-vestibular ou clínica.


Para pedalar na cidade, é necessário aliar conforto à segurança e à praticidade. Os modelos de bicicletas urbanas estão configurados com componentes e acessórios que combinam com o tipo de utilização dos ciclistas, com o tipo de relevo e calçamento de sua cidade.


Afinal, as bicicletas são bonitas por natureza, não há o que discutir-se.

Mas, precisamos associar beleza à utilidade. E as bicicletas urbanas estão cumprindo este importante papel: gerar beleza útil ao trânsito.

Bicicletas urbanas: o novo poder nas ruas.


‘Bora’ pedalar! - Acesse nosso site e confiras as bicicletas urbanas que preparamos para você!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page