top of page
  • Foto do escritorTherbio Felipe

Bicicletas Urbanas São Mobilidade nas Cidades

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Como as bicicletas urbanas estão mudando a mobilidade

As cidades estão, a cada segundo, mais pulsantes e complexas. Está mais difícil de perceber e compreender a cidade a partir de outras perspectivas.


Portanto, é necessário observar a cidade desde a perspectiva humana, e não do alto dos arranha-céus.

(Bicicleta na cidade - Fonte: imagem de arquivo.)


Para compreender o cotidiano da mobilidade, ali, na cota do pedestre, as bicicletas estão surgindo a cada esquina, marcando seu espaço. A verdade é que, há mais de 200 anos, as bicicletas vieram para ficar. Duvida? Elas estão por toda a parte Um olhar rápido nas ruas de norte a sul do Brasil e vemos novos modelos de bicicletas destinadas ao uso diário e urbano. Seja no asfalto da pista, nas ciclovias ou no calçamento original de paralelepípedo das cidades históricas, as bicicletas urbanas estão ocupando seu lugar na mobilidade sustentável.


São ideais para ir ao trabalho, à escola, universidade, academia, fazer compras ou, simplesmente, para o deslocamento qualitativo em curtas distâncias (até 12 km, dependendo da topografia da cidade). E, é muito certo dizer e não menos importante, que as bicicletas urbanas são ótimas para o lazer ativo por entre os ambientes calmos das cidades. Há pouco mais de dez anos, isso seria impensável.


Alternativa à crise energética e hegemonia automotora

As bicicletas urbanas são a alternativa viável à insustentabilidade energética, como opção ao transporte público de baixa qualidade. Elas também se opõem à hegemonia dos veículos automotores e são uma resposta inteligente ao caos urbano, à imobilidade nas cidades. Elas têm um design sempre inovador, com um visual mais slim, próprio para o deslocamento urbano associado à contemplação e intermobilidade.

As bicicletas urbanas são uma ágil realidade cada vez mais constante entre os tons monótonos de cinza das cidades.


Elas estão configuradas com design descolado, excelente geometria, soluções tecnológicas embarcadas e um jeito todo próprio de interagir com as culturas. Muitos nomes e estilos

Entre a diversidade de estilos, vemos bicicletas fixed gears, vintages ou retrôs, elétricas (assistidas), dobráveis e aquelas denominadas confort. Cada uma colorindo à sua maneira as cidades e movendo-se inteligentemente.

Muitas pessoas ainda consideram que as bicicletas urbanas sejam uma moda mesclada com a necessidade e a urgência. Mas, acreditamos, porém, que nós somos o movimento e estamos buscando colaborar ativamente com a cultura da bicicleta no Brasil.

GTSM1 - A bicicleta do Brasil!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page