top of page
Foto do escritorTherbio Felipe

Cicloturismo em Foz do Iguaçu

Atualizado: 5 de out. de 2022

Pedalar pelos entornos de Foz do Iguaçu - PR é um convite ao encontro com as paisagens que moldam o chamado Destino do Mundo.


Mais de 275 quedas d'água que chegam aos 80m de altura compõem um cenário inigualável das Cataratas, consideradas uma das sete maravilhas naturais do planeta e Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO).


Cicloturismo em Foz do Iguaçu - Foto: Therbio Felipe

Foz do Iguaçu ostenta uma das paisagens mais impressionantes do mundo, sem exagero, quando nos deparamos com o que oferece o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu. É considerado o terceiro destino brasileiro em número de visitantes (11,5% dos 5 milhões de turistas internacionais, segundo a FIPE).


Os cicloturistas encontram em Foz o único destino turístico no país que reúne, num raio de poucos quilômetros, três países. A oferta de meios de hospedagem e de restaurantes proporciona que, em uma pedalada tranquila, o ciclista possa aceder ao Parque das Cataratas.


Alguns caminhos rurais e urbanos que atravessam bairros do entorno possibilitam que o ciclista desvie dos trechos mais complicados no que se refere ao trânsito. Afinal, pedalar por Foz é uma experiência extremamente interessante, facilitada por uma altimetria muito baixa e por árvores que cobrem boa parte das ruas.


Cicloturismo pelo interior de Foz do Iguaçu - Foto: Therbio Felipe

Inúmeros são os cicloturistas que se valem da cidade como ponto de partida para cicloaventuras pelo interior da Argentina, por meio da Ruta 12, a qual atravessa as províncias de Misiones e Corrientes, e dali dá acesso ao Deserto de Chaco, consequentemente a Salta, Jujuy e à Cordilheira dos Andes.


O acesso à Ponte da Amizade e ao Marco das 3 Fronteiras é fácil e bem-sinalizado. Atrações diversas estão ao alcance dos ciclistas, como o Macuco Safari, a Trilha do Poço Preto, o Campo dos Desafios e, como não poderia deixar de ser pela sua importância internacional, a Usina Hidrelétrica de Itaipu.


Mirante no Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu - Foto: Therbio Felipe

A gastronomia, tanto em Foz quanto na cidade-irmã Puerto Iguazú, no lado Argentino, é sensacional e muito variada.


Não é difícil encontrar endereços onde os assados em parrilla surpreendem, como o La Rueda, El Quincho del Tío Querido, Búfalo Branco e a Churrascaria Rafain Show, além das fantásticas sorveterias Grido Helado e do parque Aripuca, ambas em Puerto Iguazú, onde o sorvete de groselha e erva-mate são famosos.


Muito para ver e sentir em Foz do Iguaçu - Foto: Therbio Felipe

O maior conjunto de quedas d'água do mundo espera os ciclistas e cicloturistas para surpreender, divertir e emocionar.


Recomendamos que se dediquem, no mínimo, 4 dias de visitas, a fim de poder aproveitar todo esplendor que é Foz do Iguaçu.

 

Parque Nacional Cataratas do Iguaçu


Macuco Safari


Rafain Churrascaria Show


Puerto Iguazú


La Rueda Restaurante Site: https://www.instagram.com/larueda_iguazu/


El Quincho del Tío Querido

Instagram: @elquinchodeltioquerido


Grido Helados


 

Bio Therbio Felipe

Responde pelo Editorial da Plataforma Bicicletas e atua no Desenvolvimento Estratégico da GTSM1. Turismólogo; Especialista em Enogastronomia; Especialista em Hotelaria e Hospitalidade; Pós-Graduado em Meio Ambiente e Projetos Socioambientais; Consultor há mais de 20 anos; Máster em Planejamento e Estratégias Territoriais na Sociedade da Informação pela Universidad de Santiago de Compostela; Máster em Coaching e Mentoring aplicado à Gestão de Pessoas; Máster em Economia Criativa, Cultura e Inovação. Mentor em Desenvolvimento Humano. Foi Editor Executivo da Revista Bicicleta entre 2012 a 2021. Publicou mais de 1.300 matérias sobre cicloturismo, mobilidade e desenvolvimento humano e proferiu mais de 1.200 palestras sobre cicloturismo, cultura, inovação e desenvolvimento humano nos últimos 10 anos, com trabalhos realizados no Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, México, Portugal e Angola. Autor do capítulo de abertura do livro III EDESC - Encontro Brasileiro de Desenvolvimento do Cicloturismo (Planett). Cicloviajante desde 2003.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page