Pedalar pelos entornos de Foz do Iguaçu - PR é um convite ao encontro com as paisagens que moldam o chamado Destino do Mundo.
Mais de 275 quedas d'água que chegam aos 80m de altura compõem um cenário inigualável das Cataratas, consideradas uma das sete maravilhas naturais do planeta e Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO).
Foz do Iguaçu ostenta uma das paisagens mais impressionantes do mundo, sem exagero, quando nos deparamos com o que oferece o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu. É considerado o terceiro destino brasileiro em número de visitantes (11,5% dos 5 milhões de turistas internacionais, segundo a FIPE).
Os cicloturistas encontram em Foz o único destino turístico no país que reúne, num raio de poucos quilômetros, três países. A oferta de meios de hospedagem e de restaurantes proporciona que, em uma pedalada tranquila, o ciclista possa aceder ao Parque das Cataratas.
Alguns caminhos rurais e urbanos que atravessam bairros do entorno possibilitam que o ciclista desvie dos trechos mais complicados no que se refere ao trânsito. Afinal, pedalar por Foz é uma experiência extremamente interessante, facilitada por uma altimetria muito baixa e por árvores que cobrem boa parte das ruas.
Inúmeros são os cicloturistas que se valem da cidade como ponto de partida para cicloaventuras pelo interior da Argentina, por meio da Ruta 12, a qual atravessa as províncias de Misiones e Corrientes, e dali dá acesso ao Deserto de Chaco, consequentemente a Salta, Jujuy e à Cordilheira dos Andes.
O acesso à Ponte da Amizade e ao Marco das 3 Fronteiras é fácil e bem-sinalizado. Atrações diversas estão ao alcance dos ciclistas, como o Macuco Safari, a Trilha do Poço Preto, o Campo dos Desafios e, como não poderia deixar de ser pela sua importância internacional, a Usina Hidrelétrica de Itaipu.
A gastronomia, tanto em Foz quanto na cidade-irmã Puerto Iguazú, no lado Argentino, é sensacional e muito variada.
Não é difícil encontrar endereços onde os assados em parrilla surpreendem, como o La Rueda, El Quincho del Tío Querido, Búfalo Branco e a Churrascaria Rafain Show, além das fantásticas sorveterias Grido Helado e do parque Aripuca, ambas em Puerto Iguazú, onde o sorvete de groselha e erva-mate são famosos.
O maior conjunto de quedas d'água do mundo espera os ciclistas e cicloturistas para surpreender, divertir e emocionar.
Recomendamos que se dediquem, no mínimo, 4 dias de visitas, a fim de poder aproveitar todo esplendor que é Foz do Iguaçu.
Parque Nacional Cataratas do Iguaçu
Macuco Safari
Instagram: https://www.instagram.com/macuco.safari/
Rafain Churrascaria Show
Puerto Iguazú
La Rueda Restaurante Site: https://www.instagram.com/larueda_iguazu/
El Quincho del Tío Querido
Instagram: @elquinchodeltioquerido
Grido Helados
Instagram: https://www.instagram.com/GridoHelados/
Bio Therbio Felipe
Responde pelo Editorial da Plataforma Bicicletas e atua no Desenvolvimento Estratégico da GTSM1. Turismólogo; Especialista em Enogastronomia; Especialista em Hotelaria e Hospitalidade; Pós-Graduado em Meio Ambiente e Projetos Socioambientais; Consultor há mais de 20 anos; Máster em Planejamento e Estratégias Territoriais na Sociedade da Informação pela Universidad de Santiago de Compostela; Máster em Coaching e Mentoring aplicado à Gestão de Pessoas; Máster em Economia Criativa, Cultura e Inovação. Mentor em Desenvolvimento Humano. Foi Editor Executivo da Revista Bicicleta entre 2012 a 2021. Publicou mais de 1.300 matérias sobre cicloturismo, mobilidade e desenvolvimento humano e proferiu mais de 1.200 palestras sobre cicloturismo, cultura, inovação e desenvolvimento humano nos últimos 10 anos, com trabalhos realizados no Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, México, Portugal e Angola. Autor do capítulo de abertura do livro III EDESC - Encontro Brasileiro de Desenvolvimento do Cicloturismo (Planett). Cicloviajante desde 2003.
Comments