top of page
  • Foto do escritorWilliam Mendes

Conservação Ambiental e Turismo

William Mendes


A Reservas Votorantim administra duas grandes reservas: Legado Verdes do Cerrado, em Niquelândia – Goiás e Legado das Águas em Miracatu – SP, juntas, conservam aproximadamente 63.000 hectares.


Essas áreas representativas são ameaçadas e estão caracterizadas como prioritárias para conservação ambiental e turismo pelo Ministério do Meio Ambiente.


Conservação ambiental e turismo - Foto: William Mendes /Legado das Águas

Hoje, explanarei sobre o Legado das Águas, maior reserva privada de mata atlântica do Brasil, inserido no maior trecho contínuo deste bioma no país, no Vale do Ribeira.


Localizada no Sul do Estado de São Paulo, há 2 horas da Capital Paulista, entre os Parques Estaduais da Serra do Mar, Jurupará, Carlos Botelho, PETAR, entre outros.


O Legado das Águas vem se tornando referência no quesito gestão de áreas naturais protegidas, sobretudo, na área turística. A cada visita, acontece um encontro entre o turista e o meio ambiente equilibrado que resulta em ricas experiências, a saber:

  • Pedaladas de 8km, 14 km a 40 km, além da possibilidade de realização de travessias ao longo da reserva, entre distâncias de 67km e 72 km. Estas são algumas das opções para quem curte pedalar entre áreas naturais protegidas com segurança;


Cicloturismo no Legado das Águas - Foto: Therbio Felipe
  • Diversas trilhas para todos os gostos, aptidões físicas e idades. Também existem possibilidades da realização de pacotes com programações customizadas e, até mesmo, experiências exclusivas;

  • Imersão Noturna - momento em que fazemos trilhas com foco na observação da fauna. O “barulho”, ou melhor, as vocalizações mais observadas são dos mamíferos, corujas e afins;

  • Astro Experience - experiência realizada com duração de 3 horas. O Legado das Águas está localizado em um território cercado por cadeias de montanhas e afastado de grandes centros urbanos. Possibilita uma visualização despoluída do céu noturno. É possível observar planetas, berços estelares, estrelas mortas, aglomerados e outras galáxias utilizando equipamentos de ponta, além de ser possível tirar dúvidas com especialistas da astronomia e realizar astrofotografia;


Experiência ecoturística em área conservada - Foto: Therbio Felipe
  • Canoagem - a atividade evidencia o quão diminutos somos diante da natureza ao navegar cerca de 3km nas águas do Rio Juquiá, distante de todos os ruídos urbanos, contemplando um silêncio absoluto que reina entre um “mar de montanhas”;

  • Rafting - atividade ideal para quem gosta de água e de aventura. O percurso possui uma extensão de 2,9 km pelo rio Juquiá. Pequenas corredeiras se formam na saída, entre elas a Corredeira das Algas, onde observa-se um maravilhoso jardim de plantas subaquáticas.

Além das atividades turísticas, ainda existem atividades de paisagismo e reflorestamento com Mata Atlântica através do centro de biodiversidade, viveiro localizado no interior da Reserva.



Dentre as áreas de atuação, desenvolvemos ações na área de Compensações de Reserva Legal, Floresta Digital, Desenvolvimento Territorial através do Uso Múltiplo da Terra com soluções baseadas na natureza, Cursos, treinamentos e workshops, projetos de conservação e locação de espaços.


Todo trabalho realizado pelo Legado vai ao encontro do conceito de “Produção de Natureza”, pois áreas naturais protegidas, parques estaduais, nacionais, ou como o Legado das Águas que é uma Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável.


Áreas assim têm essa função, desde que trabalhem com a conservação e ofereçam experiências transformadoras no meio natural, além de promover encontros entre o ser humano com as nossas florestas e com seus diferentes biomas e ecossistemas associados.



É extremamente necessário aumentar de maneira ordenada a visitação pública em áreas naturais protegidas como o Legado das Águas. Acreditamos que a natureza precisa ser reconhecida tal como é, espetacular e essencial para a manutenção de nossas vidas na Terra.


O maior elo entre o ser humano e a conservação se dá pelo intermédio da área de Uso Público, responsável por receber turistas com diversas expectativas. Nossa missão na Reserva é a que todas as expectativas sejam atendidas, superadas e que, com isso, consigamos sensibilizar cada vez mais pessoas.


A minha atividade preferida para me “resetar” em meio a natureza é pedalando, e a sua?



Site Oficial: Legado das Águas

Site Oficial: Reservas Votorantim

Instagram: Legado das Águas



 

Mini Bio

William Mendes é Supervisor de Turismo e Eventos do Legado das Águas – Reservas Votorantim.


Biólogo.

Pós-graduado em Gestão Ambiental. Iniciou carreira em 2008 como Coordenador de Uso Público do Parque Estadual da Cantareira – SP.


Após atuar em outras UCs - Unidades de Conservação administradas pela Fundação Florestal, passou a prestar consultoria ambiental e ecoturística em 2012, paralelamente, até os dias atuais.


É reconhecido nacionalmente no meio do ciclismo como entusiasta e fomentador do cicloturismo e das viagens exploratórias.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page