top of page
  • Foto do escritorTherbio Felipe

Maio Amarelo – GTSM1 pela Vida

Atualizado: 13 de set. de 2022

O Maio Amarelo é um movimento internacional voltado à conscientização da população em geral para a redução da mortalidade no trânsito, criado pela Assembléia das Nações Unidas.

Durante todo o mês, inúmeras iniciativas partem da sociedade civil, das organizações públicas e da iniciativa privada com o objetivo de sensibilizar e conscientizar pedestres, cadeirantes, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos automotores sobre a necessária mudança de atitude no trânsito.


Ainda que a Semana Nacional de Trânsito (SNT) seja comemorada, oficialmente, entre os dias 18 e 25 de setembro (de acordo com o Art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB), o mês de maio ganha vulto diante da vertiginosa escalada dos números de vítimas do trânsito, fatais ou não.


Pasmem, atrás apenas da China, Índia e Nigéria, o Brasil ocupa a 4ª colocação entre os países com mais mortes decorrentes de situações de trânsito, segundo estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no final de 2019.


Para o ano de 2022, o tema do movimento Maio Amarelo é “Juntos salvamos Vidas”. A sociedade civil, então, é conclamada a contribuir na forma de ações em prol da urgente diminuição da violência no trânsito.

A GTSM1 aderiu a este movimento, se unindo a milhares de organizações que buscam dar sua contribuição para a humanização do trânsito, afinal, nós somos o trânsito. Em nosso caso específico, somos uma das partes mais frágeis da pirâmide de trânsito, pedestres e ciclistas, então, ser parte de um movimento em favor da vida é, ao mesmo tempo, um compromisso e um privilégio.


Enquanto uma das maiores empresas fabricantes de bicicletas no país, a GTSM1 compreende que pode somar forças para que o trânsito seja, a cada dia, mais compatível com a escala humana.


Entendemos nosso papel e levamos nosso engajamento a sério, quando produzimos bicicletas como resposta à crise energética, à necessidade de deslocamentos qualitativos nas cidades, à drástica diminuição da mortalidade no trânsito, entre outros aspectos.


Por consequência, ao sermos favoráveis ao Maio Amarelo, estamos contribuindo para a humanização das cidades, para a geração de bem-estar coletivo, à mitigação da violência e da incidência de danos à saúde física e mental, enfim.

“Juntos salvamos Vidas”! E vamos continuar fabricando meios para que isto se torne, a cada nova pedalada, uma realidade.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page