top of page
  • Foto do escritorTherbio Felipe

Manoplas: cuidado essencial!

Mais do que um detalhe da sua bike, as manoplas (também chamadas de punhos em alguns lugares do Brasil) são componentes com importância considerável quando o assunto é “pegada no guidão”.



Além de atribuir conforto, as manoplas ampliam a segurança do grip.

Ou seja, suas mãos sobre o guidão geram resistência entre suas luvas e o material de que são feitas as manoplas, entre eles o silicone, a borracha e a espuma.


Por este motivo, a escolha do tipo de manopla é muito importante, para que durante o uso constante se diminua a possibilidade do surgimento de bolhas, calos e até mesmo de pressão indevida sobre os nervos das mãos, que pode acarretar em inflamações e lesões graves.


A superfície das manoplas deve permitir aderência sem gerar desconforto devido à saliências ou reentrâncias exageradas.



Lembre-se, é uma superfície de contato entre a bike e o corpo do ciclista que está submetida à umidade, suor (uréia e ácido úrico) e poeira. Portanto, devem ser escolhidas aquelas que correspondam à prática de ciclismo e que sejam produzidas por marcas reconhecidas no mercado.


Poucas pessoas dão tanta importância às manoplas, mas deveriam. O acúmulo de cloretos e ácido úrico das mãos pode minar a resistência da matéria sintética e romper, depois de algum tempo de uso ou um esforço considerável.


O tombo é praticamente inevitável, ainda mais quando se está em meio às trilhas com obstáculos que exigem precisão.


Alguns modelos têm travas com anéis de alumínio a fim de aumentar ainda mais a segurança. Outros, porém, já trazem o bar end (barra de final de guidão), que oferece mais opções para as posições de pegada das mãos, ampliando conforto e segurança.


Existem modelos de manoplas, também, que oferecem uma base maior para apoio da mão junto ao punho, protegendo os chamados músculos tenares, aquela “almofada” que temos na palma da mão abaixo do polegar. Tudo para gerar uma melhor experiência ao pedalar.


Em nossa loja virtual existem inúmeros modelos compostos de diferentes materiais e, portanto, ideiais para as mais variadas práticas de ciclismo.


Quer um par de manoplas novo?

Então, acesse a GTSM1, a maior loja online de bicicletas do Brasil!


GTSM1 - a bicicleta do Brasil

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page