top of page
  • Foto do escritorTherbio Felipe

Queijos da Serra da Canastra

Reconhecidamente, as belezas naturais da Serra da Canastra - MG encantam a todos os visitantes, um verdadeira paraíso para o MTB. Além disso, a imensidão daquele território, cravejado de paisagens incríveis, dezenas de cachoeiras e pequenas propriedades rurais, gera, também, um terroir promissor para a cultura do queijo.


Lembrando, um terroir é um território que reúne características muito peculiares de clima, relevo, hidrografia, solo e presença cultural humana que lhe conferem singularidades.

Serra da Canastra - Shutterstock

Com características organolépticas muito específicas, o queijo canastra é reconhecido internacionalmente há mais de 200 anos, dado a seu sabor forte e combinação levemente picante e pela tradição mantida por mais de 800 produtores regionais.


A casca grossa de cor amarelada guarda a maciez e cremosidade da parte interna, muito atribuída às pastagens nativas, o clima de altitude e as águas puras da Canastra.


Mais interessante, ainda, é a forma como os pequenos produtores de leite da região foram desenvolvendo uma produção qualitativa de queijos que, aos poucos, foram ganhando o gosto dos visitantes da Serra da Canastra e resultaram em aplausos e importantes premiações mundo afora.

Queijos da Serra da Canastra - Shutterstock

A Serra da Canastra é envolvida por uma série de cidades que são o berço da cultura do queijo por lá.


As cidades de São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio, além de receber inúmeros turistas com fins de esportes radicais, também acolhem apreciadores do mundo do queijo.


As trilhas e caminhos que perpassam este território são ideais para a prática do mountain bike e garantem aventura e diversão aos ciclistas. Mas, as delícias da mesa, tendo seu ápice no Queijo Canastra, são memoráveis e merecem toda uma especial atenção dos visitantes, sejam eles ciclistas ou não.

Queijo Canastra - Shutterstock

Seja usando bicicletas MTB - Mountain Bike ou, até mesmo, as famosas FatBikes, os ciclistas poderão ter acesso aos recônditos destas pequenas localidades e, também, do Parque Nacional da Serra da Canastra, um patrimônio ambiental inestimável envolvendo fauna, flora e cultura regional.

 

Comentarios


bottom of page