top of page
  • Foto do escritorTherbio Felipe

Sua nova bike: o que levar em conta antes de comprar?

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Já foi o tempo em que a gente comprava um produto apenas pela aparência ou pelo nosso gosto subjetivo.


Em se tratando da bicicleta que vai nos acompanhar por um longo tempo, existem uma série de critérios a serem levados em consideração muito antes de escolher a cor, o modelo ou marca.


Tenha objetivos claros


Sim, a pergunta reside em “o que eu quero fazer com esta bike”?


Se a resposta for andar pelas ruas da cidade, para ir ao trabalho, dar um rolê com a galera no final de tarde ou pelos parques, sua opção pode ser por uma bike urbana, com pneus mais finos e sem travas, montados em aros 700c.


Bike urbana com roda 700 - Foto: Therbio Felipe

Da mesma forma, a posição do ciclista (quase 90º) para este tipo de objetivo difere um pouco daquela inerente às MTB ou Mountain Bikes.


Nestes casos, o selim almofadado também pode ser escolhido entre os mais confortáveis para um pedal urbano, contrastando com os selins dinâmicos e fluídos, porém, mais severos, das bikes de ação.


E, pensemos que, para pedalar pelas ruas da cidade, com velocidade e impactos inferiores aos das trilhas, estradões e obstáculos desafiadores, a suspensão pode ser dispensável, bastando, para dar mais conforto ao ciclista urbano, uma calibragem menor nos pneus e a correção da postura para pilotar.



Já, ao contrário, se o objetivo for os obstáculos offroad, vale a pena pensar muito bem a respeito de quê suspensão escolher, o tamanho do curso e o modo de operação.


E quanto ao calçado melhor para pedalar?

Já existem diversas opções de sapatilhas e tênis para ciclistas, inclusive publicamos uma matéria recentemente a respeito. Dê uma olhada!


Verifique, também, a relação entre sua altura e o tamanho da bike.

É importante que sua escolha esteja dentro de parâmetros que respeito a ergonomia, o equilíbrio, o centro de gravidade e a dirigibilidade. A opinião profissional de bike fiters pode ser uma grande ajuda nestes casos.

No tocante à quantidade de velocidades, também vale pensar no objetivo de sua compra.


Existem bikes cujas relações entre as marchas promovem uma pedalada com performances muito diversas.


Então, verifique o tipo de uso para a bike, seus objetivos mais imediatos, e escolha um conjunto de velocidades que corresponda àquilo que você procura.


Converse com consultores de vendas treinados e especializados, gente que vive bicicleta, como o time da GTSM1.


E, como já lembramos em outra matéria anterior, proteja-se minimamente com luvas e capacete. Sua integridade mais imediata, agradece. Acesse nossa Loja Online - A maior do Brasil


GTSM1 - A bicicleta do Brasil

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page