top of page
  • GTS Bicicletas

Bicicleta e o Dia Mundial do Rock

O dia 13 de julho é comemorado, no Brasil, como o Dia Mundial do Rock. A data coincide com o festival de rock’n roll Live Aid, realizado simultaneamente na Inglaterra e nos Estados Unidos da América, em 1985.

No meio de uma das apresentações do evento, o cantor e instrumentista Phil Collins sugeriu que aquele dia, 13 de julho, fosse lembrado como o Dia Mundial do Rock.


Ironicamente, o Brasil é o único país em que a data pegou e segue sendo comemorada.


E, talvez não tenhamos em mente, mas há muito em comum entre as bicicletas e o rock’n roll. A começar pela revolução que representam, à frente do seu tempo, quebrando barreiras existentes contra aquilo que é novo. Um hino à rebeldia e ao inconformismo!


A juventude, por sua vez, sempre esteve muito associada ao rock e, não é de se admirar, que seja a juventude quem faz, hoje, a opção por deslocamentos ativos nas cidades usando a bicicleta. Uma moda que veio para ficar!

Tanto o estilo musical que consagrou ídolos como Elvis, The Beatles e Rolling Stones quanto a bicicleta, foram e são mobilizadores de uma contra-cultura, incidindo sobre a moda, o consumo e comportamentos.


Ambos, rock’n roll e bicicleta, se baseiam na liberdade e na expressão máxima da rebeldia contra sistemas de controle, como foi o rock em 1960 contra a repressão e, hoje, a bicicleta contra a hegemonia dos veículos automotores e a violência no trânsito, por exemplo.


Tanto o rock quanto a bike mobilizam multidões pelo mundo todos os dias, promovendo alegria, rompendo paradigmas e representando, às vezes, as lutas de classe, de grupos minoritários e, até mesmo, dando voz à campanhas humanitárias como o Live Aid, entre outras.


E, só para dar mais um exemplo da relação entre bike e rock, a canção Bicycle Race foi composta por Freddie Mercury em 1978. Estando em Montreux – Suiça para uma gravação, Freddie teve a inspiração ao ver a passagem de uma caravana do Tour de France por aquela zona turística.


Neste dia 13, então, revolucione sua ida ao trabalho ou à escola e se inspire numa grande canção de rock para fazer a diferença. Vamos juntos: I want to ride my bicycle!



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page