top of page
  • Foto do escritorClaudia Jak

Cicloturismo na Floresta Nacional de Ipanema

Quando o assunto é pedalar, tudo fica perfeito se for possível unir boas trilhas para mountain bike e fotos incríveis, não é mesmo? Posso garantir que você encontrará um cenário exatamente assim na Floresta Nacional de Ipanema, uma pérola natural e histórica escondida no interior de São Paulo.

Claudia e Filipe Jak - Cicloturismo na FLONA de Ipanema - SP

A Flona (Floresta Nacional) de Ipanema é uma UC - Unidade de Conservação localizada, mais especificamente, na parte rural do município de Iperó - SP (no distrito de Bacaetava, distante aproximadamente 120 km da Capital São Paulo), ainda que abranja também outras municipalidades como Araçoiaba da Serra e Capela do Alto.


A área é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio e atrai muitos visitantes pelo fato de ser um maravilhoso cenário para ensaios fotográficos.


Muito mais do que isso, com grandiosos prédios em boa conservação, o lugar abriga uma parte da história do Brasil no período monárquico.

Claudia e Filipe Jak - Cicloturismo na FLONA de Ipanema - SP

No mesmo entorno, se encontra um sítio de mineração protegido chamado Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, fundada por D. João VI em 1810.


Na localidade, ocorreram remotas experiências de fundição de ferro, lá nos idos do século XVI, mais precisamente em 1519, quando a construção de duas forjas se tornaram as primeiras tentativas de manufatura de ferro em solo americano, segundo a Associação Mundial de Produtores de Aço.


Neste espaço, estão abrigados os remanescentes da primeira indústria siderúrgica latino-americana e o primeiro rio represado do país.



Atualmente, é possível visitar um conjunto de edifícios históricos composto por residências de operários, casas de segurança, grandes fornos de fundição e enormes salões para a fabricação de máquinas, armas e equipamentos.


Além desse maravilhoso museu a céu aberto, é possível desbravar boas trilhas para apreciar a flora e fauna regional, que merece um destaque especial, já que trata-se de um dos ecossistemas de Mata Atlântica preservados no Brasil.


Mirante - Claudia e Filipe Jak

Hoje, estão liberadas 4 trilhas autoguiadas, totalmente demarcadas com placas.


Elas têm respectivamente 20, 15, 10 e 5 km.

Um destaque ao mirante que permite apreciar a vista de três municípios – Sorocaba, Iperó e Araçoiaba.



 

Como chegar

Quem chega pela SP 280, Km 99-b e SP 097, sentido Sorocaba. Na rotatória da Cruz de Ferro, pegar sentido a Iperó até o acesso, à esquerda, para estrada de terra (5km).

Fone - 15 3266-9099 Aberto de Terça a Domingo - 08h às 16h Valor da Entrada: a partir de novembro de 2023 - R$ 11,00 – apenas em dinheiro

(Menores de 11 anos e pessoas acima de 60 anos são isentos de pagamento)

Quer conhecer a história completa?

Acesse, também, o Blog da Claudia Jak



129 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Victor Zanini
Victor Zanini
Nov 11, 2022

As fotos ficaram ótimas. Parabéns

Like
bottom of page