top of page
  • Foto do escritorTherbio Felipe

Cicloturismo no Vale das Videiras

Therbio Felipe


Muito bem guardada entre as montanhas da Região Serrana do Rio de Janeiro, pertencente à Serra dos Órgãos, se encontra esta notável localidade, o Vale das Videiras, que, aos poucos, se abre ao cicloturismo como novo destino de excelência.


Cicloturismo no Vale das Videiras - Foto: Therbio Felipe

Entre os municípios de Petrópolis, Miguel Pereira e Paty de Alferes, há apenas 100km do Rio de Janeiro, o Vale das Videiras é um entremeado de estradas vicinais, com mais de 12 roteiros à escolha dos ciclistas, com distintos graus de dificuldade.


Um paraíso para quem gosta de hospitalidade, excelente gastronomia, serviços especializados e muito off-road. O Vale das Videiras reúne predicados de alto valor quando a proposta é pedalar em segurança, integrar-se à natureza e à cultura local, além de escutar o silêncio, desfrutar de boa mesa, conhecer gente bacana e desejar voltar.


Mapa da Região do Vale das Videiras - Fonte: site oficial.

Simples e fantástico Ao chegar em frente ao lindo coreto da pracinha no centro da localidade, permita-se fechar os olhos e respirar fundo. Em alguns segundos, a gente se desconecta da estrada de asfalto e se sente inserido em um ambiente onde o tempo, necessariamente, anda um pouco mais devagar. Já consagrado, o Vale das Videiras, junto ao distrito ecológico de Araras, em Petrópolis-RJ, apresenta extensões de Mata Atlântica de extrema beleza, cachoeiras e rios de água límpida por todos os lados. São estradinhas de terra conservadas, microclima de montanha, comunidade doce e atenciosa, além de uma estrutura de serviços que se destaca pelo cuidado e bom gosto.


Roteiros para bikes no Vale das Videiras - Foto: Therbio Felipe

Para encarar as cristas do vale com mais de 1.500 m de altitude, basta levantar os olhos, pois elas estão por toda a parte. E se quiser conferir, existem inúmeras vias de singletrack prontas para elevar o nível de endorfina dos aventureiros. Conformado por caminhos rurais que permitem acessar as localidades históricas de Secretário, Rocio, Paty do Alferes, Miguel Pereira e Paraíba do Sul, o Vale das Videiras é uma hub para cicloturismo e ciclismo ainda inédita na região.


Cenários para cicloturismo no Vale das Videiras - Fonte: Therbio Felipe

Quem precisar alugar bicicletas para rodar a região, fazer excelentes refeições, se hospedar em ambientes charmosos, dedicar algumas horas para uma sessão de Spa, o Galpão Caipira é o lugar da hospitalidade no Vale das Videiras.

A oferta de aluguel de mountain bikes no Galpão Caipira facilita a escolha do visitante em levar ou não a sua bike.


Ou até mesmo, que sabe, possibilitar que outros turistas que não sejam ciclistas, possam experimentar uma pedalada.

São ideias ótimas para que mais gente pedale, então, vamos pedalar, não é?




Em questão de poucos minutos é possível acessar cachoeiras ou seguir pelas estradas do Facão, do Imperador, Fazenda Inglesa ou em direção à Vila Suzana e o Vale das Princesas, quem sabe até chegar ao Mirante do Quilombo, passando por encostas e paredões de ciprestes dos dois lados da via de terra. A altimetria é convidativa, nada que assuste ou que constranja o ciclista, muito pelo contrário. Caminhos não faltam e paisagens à revelia são o que o ciclista encontrará por lá.


Muito mais no Galpão Caipira A oferta gastronômica do Galpão é um caso à parte. Em um ambiente super acolhedor e fagueiro com cara de fazenda, o ciclista poderá degustar iogurtes e queijos regionais surpreendentes e alguns petiscos acompanhados de aguardentes tipo exportação. Mas, se a ideia é ir além dos petiscos, o restaurante do Galpão inclui um cardápio muito bem elaborado com pratos gourmets tanto para desjejum quanto refeições, vinhos de excelente procedência, cafés e delicatessen.


Ah, e não poderia deixar de destacar. A atenção gentil, educada e hospitaleira do pessoal de atendimento do Galpão Caipira é algo que impressiona.


Ainda que deixem o cliente à vontade no ambiente, fazem por onde, em meio a sorrisos que não atrapalham a competência, garantir que os minutos ou horas que ali se passem sejam de bem-estar, comodidades e entrega de serviços que surpreendem. Os ciclistas e cicloturistas adoram.

Conforto nas Suítes Caipira - Foto: Therbio Felipe

As Suítes Caipira oferecem um charmoso ambiente de hospedagem para descansar e passar a noite. Há um paraciclo junto à porta de entrada de cada uma das quatro confortabilíssimas suítes, produtos Granado no toilette, máquina de café expresso e frigobar, camas super king size e ar condicionado. E quando o pedal terminar, junto às mesas do Galpão Caipira, existe uma mesinha com um cesto de toalhas brancas úmidas e geladas para gerar refrescância imediata. Um cuidado com detalhes que faz toda a diferença.


Recentemente, o Galpão Caipira inaugurou sua sede na cidade vizinha de Secretário. Vale a pena conferir!

Então, vamos pedalar no Vale das Videiras?


GALPÃO CAIPIRA


AMAVALE - Associação dos Moradores do Vale das Videiras

Instagram: @amavalevideiras


LÁ NA BETH GASTRONOMIA


RESTAURANTE NAS VIDEIRAS
















Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page