top of page
  • Foto do escritorLeandro Karam

Cicloturismo na Serra dos Tapes - RS (parte 1)

Atualizado: 5 de out. de 2022

Leandro Karam


O Pampa é o único bioma brasileiro restrito a um único estado da federação. Ele abrange 63% do território gaúcho, estendendo-se ainda pelo Uruguai e Argentina.


Em uma região de influência colonial predominantemente espanhola, este contexto histórico ajudou a forjar a cultura do gaúcho de forma muito peculiar quando comparado ao Brasil Tropical veiculado nas grandes mídias.


Cicloturismo na Serra dos Tapes - Foto: Leandro Karam

Conforme apresentado nesta coluna, em nosso texto anterior (A Serra dos Tapes do Pampa Gaúcho), a Serra dos Tapes está localizada exatamente na área de transição entre a Mata Atlântica brasileira e os campos sulinos nativos do Pampa, com forte influência histórica do Rio da Prata.


Na Serra dos Tapes vemos áreas montanhosas entrecortadas por arroios que abastecem uma agricultura diversificada de base familiar. A oferta turística, ainda insipiente, hoje caminha para se tornar um dos destinos rurais mais visitados do Rio Grande do Sul nos próximos anos.


O fato de a Serra dos Tapes representar a maior concentração de pequenas propriedades de agricultura familiar de toda a América Latina traz aspectos potenciais muito positivos para a organização da oferta do Turismo de experiência Rural e de Cicloturismo.


Agricultura familiar - Serra dos Tapes - Foto: Leandro Karam

O fato de encontrarmos pequenas propriedades familiares próximas umas das outras, facilita o acesso à região, à sua comunidade e também gera uma tranquila noção de segurança ao visitante.


Outro ponto interessante é a produção e oferta de alimentos produzidos localmente. Existem muitas famílias de agricultores de base ecológica que desenvolvem sua produção em Sistemas Agroflorestais, também chamados de agroflorestas.


Este tipo de produção abastece um mercado cada vez mais crescente, considerando os impactos positivos deste modelo produtivo, que além de trazer mais sabor e qualidade nutricional a quem consome, traz impactos positivos a quem produz e ao ambiente em que é produzido.



Isto é, forma-se uma cadeia produtiva que beneficia a sociedade, a economia e o meio ambiente.


Mas, o que é um sistema agroflorestal e quais as experiências ecológicas rurais possíveis a quem visita nossa região?


Nos próximos textos vamos te apresentar um pouco mais do que a região oferece em vivências ecológicas de turismo e Cicloturismo rural na Serra dos Tapes.


Prepara teu chimarrão que lá vem coisa boa!


Instagram: Leandro Karam

 


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page